TheraSuit

O TheraSuitR

História:

            O projeto original, conhecido como o “Pingüim Suit", foi desenvolvido em 1971 por médicos do Centro Russo de Aeronáutica e Medicina Espacial para combater os efeitos da eliminação da gravidade no ambiente. Os pesquisadores perceberam que depois que os astronautas retornaram à Terra a partir da estação espacial, eles passavam a ter fraqueza muscular e um alto índice de fraturas. Para combater esses efeitos foi criado o “Pinguim Suit”, que usa uma série de cordas elásticas para resistir a movimentos dos astronautas e imitar os efeitos da gravidade. Depois de trabalhar com esse equipamento, um pesquisador observou que os astronautas que não o usavam



demonstraram insegurança postural semelhantemente às crianças com paralisia cerebral. Com algumas alterações o Penguin Suit foi transformado no Adeli Suit em 1992 para ser usado em crianças com paralisia cerebral. O Adeli Suit foi o único recurso desse tipo até 2002, quando ele foi aprimorado pelos fisioterapeutas, Richard e Izabela Koscielny e recebeu o nome de TheraSuitR (patente dos EUA) .


              
O TheraSuitR consiste em um sistema de cordas elásticas ajustáveis que anexa diferentes segmentos e compõe uma espécie de exoesqueleto. Os segmentos consistem de um colete, um short, duas joelheiras, e uma tira para ser anexada nos sapatos. TheraSuitR é construído de um material respirável para criar uma órtese macia e dinâmica.


Quando a técnica é aplicada, com específica e precisa colocação dos elásticos, o corpo inteiro é levado para trás sobre os calcanhares em uma melhor posição vertical. O centro de gravidade se move para trás entre os dois pés. Alteração no tônus muscular e uma postura mais relaxada e perpendicular com correto alinhamento extremidades superior e inferior é imediatamente notada. Com as mudanças posturais o tônus é adequado.      

O paciente, com auxílio da veste, recebe informações contínuas de proprioceptores e de alinhamento correto. Desta maneira é possível inibir movimentos reflexos e permanecer em um padrão postural mais próximo do normal, aprendendo ou reaprendendo determinados movimentos. Com este auxílio, o tronco tem maior estabilidade, facilitando a coordenação das extremidades. Além disso, a técnica ajuda a restaurar a função do sistema nervoso com a promoção da estimulação tátil e pressão em todo corpo. É por isso que ela ajuda muito nos problemas de integração sensorial.

          
O que torna essa técnica única é a habilidade de promover a correção dinâmica, o que significa que o erro pode ocorrer, mas ao mesmo tempo a posição correta ou a movimentação são facilitados. Isso é importante já que nós podemos aprender baseados apenas em nossas próprias experiências.
No início a técnica é usada apenas como um suporte para os músculos fracos. Com o progresso do paciente, os elásticos são tencionados para aumentar a resistência, conduzindo ao ganho de força. O efeito dos elásticos no sistema esquelético é a resistência com força mecânica que eles promovem.
 Está documentado que a ossificação, a calcificação e a força dos ossos são possibilitadas através de forças mecânicas aplicadas nos ossos. Estudos de casos mostram que o uso da técnica promove o aumento da densidade óssea e ainda ajuda a diminuir a subluxação do quadril.


Indicações:
- Paralisia Cerebral

- Autismo
-Atrasos de desenvolvimento
-Traumatismo craniano
-Pós AVC
-Traumatismos Raquimedular
 -Sindrome de Down
-Ataxia
-Atetose

-Hipotonia

Benefícios:

- Re-aprendizado do sistema nervoso central

- Normaliza o tônus muscular
Alinha o corpo o mais próximo possível do normal
- Fornece correção dinâmica
- Normaliza (corrige) padrão de marcha
 - Proporciona estimulação tátil
 - Influência o sistema vestibular
 - Melhora o equilíbrio
 - Melhora a coordenação
  - Diminui os movimentos descontrolados na ataxia e na atetose
 - Melhora a consciência corporal e espacial
 - Suporta os músculos fracos
 - Proporciona resistência aos músculos fortes
 - Melhora a produção da fala e da fluência através do controle de cabeça e apoio do tronco
- Promove o desenvolvimento de habilidades motoras, fina e grossa
 - Aumenta a densidade óssea.