Fisioterapia Intensiva

Nosso programa de fisioterapia intensiva é realizado tipicamente durante 3 horas por dia, 5 vezes por semana, durante 4 semanas. O foco desse programa está no desenvolvimento motor, fortalecimento, resistência, flexibilidade, equilíbrio e coordenação.

A terapia intensiva é ideal para aqueles que desejam acelerar o progresso no desenvolvimento e das suas habilidades funcionais, já que é constatado que pessoas com desordem neuromuscular precisam de repetições intensas de exercícios para adquirir uma nova habilidade motora. A terapia intensiva oferece à criança a oportunidade de praticar, em um ambiente controlado, os padrões de movimento correto repetidamente, ensinado o cérebro a usar automaticamente o padrão correto de movimento.


Esta repetição, realizada com o adequado alinhamento muscular e, consequentemente, com o músculo em um adequado comprimento muscular, favorece o ganho de força muscular. Já encontra-se bem fundamentado na literatura que uma das principais disfunções apresentadas pelas crianças com alterações neurológicas é a fraqueza muscular.

Um dia típico do Programa intensivo consiste no seguinte:

- Aquecimento da musculatura e massagem profunda para começar o alongamento
- Técnicas de integração Sensorial
- Técnicas para a diminuição de padrões patológicos de movimento
- Facilitações para melhorar padrões de movimento ativo adequado
- Alongamento e fortalecimento de grupos musculares específicos responsáveis pelo movimento funcional
- Exercícios de resistência progressiva
- Treino de equilíbrio, de coordenação e de endurance
- Treino na plataforma vibratória
- Treino de marcha, transferências e atividades funcionais
No último dia de tratamento o paciente recebe um programa de exercícios domiciliares com fotos da criança, bem com quaisquer outras recomendações que possam ser úteis para o progresso do paciente. O paciente deve alternar períodos de fisioterapia regular com os períodos de fisioterapia intensiva. Recomenda-se que o paciente realize 3 a 4 programas de exercícios intensivos por ano.