Gaiola

A gaiola ou Unidade Universal de Exercícios não só é um dispositivo muito eficaz para melhorar a força muscular, como também permite que o grupo muscular desejado seja isolado durante o exercício, o que favorece a reeducação do sistema nervoso do paciente de forma que ele consiga isolar uma extremidade do outra e se mover de forma independente.

Além de fortalecer músculos fracos, o que reflete em uma melhora de função, o sistema de exercícios realizados na gaiola contribui para ganhos de amplitude de movimento ativa e passiva e para e melhorar a tonicidade e a flexibilidade dos músculos.




Como o nome "universal" sugere, a gaiola é utilizada de várias maneiras. Outra delas é chamada de “Spider”.

Através do sistema de cordas elásticas e um cinto largo posicionado em torno da cintura, a gaiola fornece uma suspensão vertical ou horizontal muito dinâmica. Os objetivos dos exercícios realizados na "Spider" são melhorar as habilidades funcionais, o equilíbrio, a coordenação e a integração sensório-motora. O maior objetivo em mente é sempre promover o movimento independente. Não só é muito divertido para o paciente, mas também substitui o trabalho de duas pessoas adicionais.
A UUE é também extremamente útil ao trabalhar em objetivos específicos, como resistência a certa habilidade. Com o suporte da gaiola, o paciente e o terapeuta trabalham na coordenação adequada do movimento (por exemplo: reciprocidade), a qualidade do movimento e resistência. Os pacientes aprendem o conceito de deslocamento de peso e sustentação de peso, juntamente com as conseqüências da sua falta de forma segura. 





 

Não há limite de idade para usar a UEU. O limite de peso é de 160 Kilos. Embora os conceitos pareçam muito simples, os profissionais que utilizam essa ferramenta devem ser treinados para garantir a segurança do paciente.

Indicações
- Pós acidente vascular cerebral (AVC)
- Autismo
- Paralisia Cerebral
- Atraso no desenvolvimento
- Traumatismo crânio encefálico
- Artrite reumatóide (este tipo de suspensão pode ser usada para fornecer distração da articulação,com isso diminui as forças que atuam sobre a própria articulação e ajuda a eliminar a dor e os danos mais comuns)
- Lesões desportivas
- Síndrome de Down
- Distúrbios Vestibulares
- Distúrbios de integração sensorial
- Fraturas - estágios iniciais da reabilitação

Benefícios
- Aumento da força
- Aumento da amplitude de movimento (ativa e passiva)
- Isola o músculo ou grupo muscular que necessita ser fortalecido
- Elimina as forças gravitacionais agindo sobre o corpo para facilitar os grupos musculares fracos a realizar movimentos ativos
- Obtenção de ganhos mensuráveis na força muscular e flexibilidade
- Melhora o equilíbrio
- Melhora a coordenação
- Foco em uma determinada habilidade funcional
- Facilita a posição vertical
 - Descarga de peso parcial ou total - Reabilitação de pós-operatório imediato

 - Promove a aprendizagem e o planejamento motor
- Oferece uma variedade de técnicas de integração sensorial
- Ajuda a desenvolver um senso de segurança e sucesso
- Promove a independência e melhora a imagem física geral